sábado, 29 de novembro de 2008

História do mês

A Festa surpresa

Eram nove da noite, já o jantar estava a terminar e as luzes apagaram-se.
Tóquim espreita lá fora e a escuridão parece que só é na sua casa.
No sótão parece haver movimento. Ele sobe devagar e, quando lá chega, vê que há uma luz azulada lá dentro.
Abre a porta devagarinho e vê uma grande festa com meninos e meninas. Assim que ele entrou, começaram a cantar-lhe os parabéns.
Foi uma bela surpresa! Tóquim ficou muito feliz por ver os seus amigos.
Quando acabaram de cantar os parabéns, ele apagou as velas de um bolo enorme, com luzinhas azuladas e brilhantes. A mesa recheada de comida e de bebidas.
Tóquim cortou o bolo e deu uma fatia a todos os seus amigos. O bolo estava delicioso!
Todos comeram, beberam e brincaram.
Os amigos tinham-lhe preparado um jogo surpresa. Esse jogo era a caça ao tesouro. Cada um dava-lhe um envelope que continha várias pistas para Tóquim encontrar os presentes.
A festa foi muito divertida e Tóquim ficou contente por os seus amigos lhe terem preparado tão grande festa.

Texto colectivo: EB1 de São Miguel, turma C, 3.ºano

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O Magusto


Dia 11 de Novembro, dia de S. Martinho


Magusto na E.B.1 de S. Miguel


Tudo começou, quando os alunos da Mucela chegaram à nossa escola.
A professora Lídia anunciou as equipas e os jogos começaram. Houve o jogo do “Bowling”, das “Andas”, dos “Sacos”, do “Lencinho”, da “Macaca”, da “Corda”, da “Mamã dá licença?”, do “Burro” e dos “Arcos”.
Gostei, julgo que todos nós gostámos, de ver as senhoras auxiliares representar a “Lenda de S. Martinho”. Elas até têm jeitinho, se não se estiverem a rir!
Depois de acabarmos estas actividades, começaram a assar-se as castanhas. A fogueira era grande, porque havia muita castanha para assar e alguns familiares quiseram estar presentes.
A minha professora devia estar bem quentinha pois era ela que estava à volta da fogueira, juntamente com a D. Lurdes, a assar aquelas castanhas todas.
Enquanto as castanhas assavam, nós íamos cantando as nossas canções relacionadas com o magusto.
Entretanto começaram a chegar as pessoas que tínhamos convidado. A representar a Câmara, estiveram a Drª Deolinda, a Drª Cristina e o Professor Gabriel e da Junta de Freguesia esteve o Sr. José Rui. Em representação do Conselho Executivo, o Professor António Amado, a Drª. Eduarda, a Educadora Gabriela e o Professor Capela.
Apesar da chuva, divertimo-nos muito e saímos da escola “limpíssimos”!!!!






Leandro José Travassos Ferreira
E.B.1 de S. Miguel
4º Ano, Turma D









A Castanha


quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A Minha Aldeia

Eu gosto muito da minha aldeia porque é um sítio sossegado, sem problemas de engarrafamentos e de poluição, onde podemos respirar o ar puro da Serra. Tem muito espaço para andar de bicicleta e de trotineta e, também, tem diversas casas com terrenos para podermos cultivar o que quisermos!Na minha terra há duas lojas, dois cafés, um Centro de Convívio onde se fazem festas, uma igreja para irmos à missa e à catequese e uma escola para aprendermos muitas coisas!No Verão estamos perto das praias fluviais e depressa nos deslocamos para lá. Podemos tomar banho e descansar ao fresco das árvores e saborear um bom lanche! Podemos também fazer as nossas próprias culturas porque temos muitos terrenos de cultivo.A minha aldeia é conhecida como a “Capital da Chanfana”.